MATO GROSSO PODE LIDERAR O DESENVOLVIMENTO AGROINDUSTRIAL


MATO GROSSO PODE LIDERAR O DESENVOLVIMENTO AGROINDUSTRIAL


A nova era do desenvolvimento econômico e social é marcada pela integração eficiente de todos os elos da cadeia, desde a colheita até a industrialização. E Mato Grosso está no limiar de uma transformação agroindustrial sem precedentes.

QUERO ME INSCREVER

Eixo 1


Ecoinovação: Economia Circular, Bioeconomia, Transição Energética e Descarbonização 


Será explorado como os resíduos agrícolas podem ser transformados em produtos valiosos como alimentos e bioenergia através do conceito de upcycling, destacando inovações que não apenas agregam valor econômico, mas também contribuem para a sustentabilidade ambiental. 

Eixo 2


Inovação em Todas as Etapas de Produção


As sessões abordarão inovações antes, durante e após a porteira, com foco em bioinsumos, biometano, etanol e outras tecnologias sustentáveis que reduzem custos e impactos ambientais, além de melhorar a eficiência operacional.



Eixo 3


Evolução do Agronegócio: Passado, Presente e Futuro


Uma visão histórica e futurista do agronegócio no estado, país e mundo, destacando a transição de práticas tradicionais para o uso de tecnologias avançadas que revolucionaram o setor, como a genética e a correção de solo

VEJA OS ESPECIALISTAS QUE ESTARÃO COM A GENTE:

Marcos Prado Troyjo

Economista, Sociólogo e Diplomata

Membro bolsista na Universidade de Oxford, ex-Vice-Ministro da Economia e Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. Bacharel em Ciências Políticas pela FESPSP, doutor em Sociologia das Relações Internacionais pela USP e pós-doutorado em Estudos Globais pela Universidade de Colúmbia. Diplomata licenciado por 10 anos, atuou na ONU e no Ministério das Relações Exteriores. Professor na USP, FAAP, IBMEC e palestrante em várias universidades renomadas. Colunista e comentarista em diversos meios de comunicação. Diretor do BRICLab e professor adjunto na Universidade de Colúmbia. Líder no banco multilateral de desenvolvimento (2020-2025).

Giuseppe Lobo

Diretor Executivo do Bioind - MT

Cientista político com mais de 15 anos de experiência em relações governamentais e institucionais em entidades sindicais em Brasília. Trabalhou em entidades como CNI - Confederação Nacional da Indústria, ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e Abifumo - Associação Brasileira da Indústria do Fumo.

Guilherme Linares Nolasco

Presidente Executivo da União Nacional do Etanol de Milho

Presidente do Instituto mato-grossense de carne (IMAC) – abri/2018 a outubro/2019. Presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) – jan/2015 a abr/2018. Médico veterinário pela universidade de Marilia, MBA em Administração Rural pela Fundação Getúlio Vargas – FVG

Mauro Mattoso

Chefe do Departamento do Complexo Alimentar e Biocombustíveis (DEAGRO) da Área de Desenvolvimento Produtivo e Inovação do BNDES (AI). 

Economista formado pela UFRJ, com MBA Executivo pela COPPEAD. Está há mais de 20 anos no BNDES, e desde 2009 trabalha com o apoio financeiro ao setor de biocombustíveis: até 2017 como gerente no Departamento de Biocombustíveis (setores sucroenergético e biodiesel), que em junho/17 foi absorvido pelo atual DEAGRO, mantendo-se como gerente; e desde fevereiro/19 como Chefe do mesmo Departamento.

Thiago Stefanello Nogueira

(Sócio-fundador da Etanol Verde de Mato Grosso (Evermat)

Vice-diretor de relação institucionais do sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO)

João Testa

Gerente de Marketing de Produto da Case IH para a América Latina

Global Product Specialist em Cana-de-Açúcar e Café (jul 2022 – abr 2024). Doutor e Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Agrônomo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Tomaz Carrato Pereira

Gerente de Planejamento Estratégico e Novos Negócios da UISA

Engenheiro Eletricista pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Finanças, Macroeconomia e Microeconomia Aplicadas pelo INSPER. Possui carreira desenvolvida no setor de Biocombustíveis na empresa GranBio. Atuou meio na área de Análise de Investimentos e M&A onde adquiri ampla experiência em modelagem econômica (EVTE e pós EVTE) e desenvolvimento de planos de negócio. Atuou na identificação e condução de projetos de eficiência e na estrutura de capital dos mesmos, buscando preferencialmente estruturas de Project Finance puro para redução da necessidade de capital dos projetos.

Ricardo Tomczyk

Diretor de Relações Internacionais da Amaggi

Advogado, empresário e agricultor, fundador da Aprosoja/MT, onde foi Presidente (2014-2015). Atuou como Conselheiro do FACS e Vice-Presidente da Aprosoja Brasil. Presidiu o IPA (2015-2017) e foi Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (2016-2017), presidindo vários conselhos estaduais. Foi Diretor Presidente da UNEM (2017-2019) e atualmente é Executivo de Assuntos Institucionais do Grupo Amaggi.

Rodrigo Diniz de Mello

Diretor Regional e Diretor do Instituto Senai de Inovação -Energias Renováveis (ISI-ER) do Senai - RN

Engenheiro Agrônomo pela ESAM (atual UFERSA) e especialista em engenharia da produção com foco em gestão. Desenvolveu carreira em instituições públicas e privadas no agronegócio e na indústria. Ocupou cargos como gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae RN, diretor regional do Senai, superintendente do Sesi no estado e diretor executivo do consórcio CTGAS-Petrobras. Desde janeiro de 2019, é diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do CTGAS-ER, compondo o Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT).

Veneziano Vital do Rego

Senador da República pelo estado da Paraíba

Foi deputado federal pelo estado da Paraíba, vereador e prefeito pela cidade de Campina Grande – PB. Atualmente é presidente da Frente Parlamentar dos Recursos Naturais e Energia – FPRNE e membro da Comissão do Meio Ambiente do Senado.

Cleiton Jair Gauer

Superintendente no Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA)

Cleiton Jair Gauer é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Iniciou sua trajetória no Imea como Analista da Cadeia do Algodão. Com o passar do tempo, atuou em diversas cadeias até assumir a gestão técnica em 2019 e, posteriormente, a área de inteligência de mercado em 2020.

Poliana Cardoso-Gustavson

Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Agrivalle Brasil

PhD pela Universidade de Saskatchewan e PhD pelo Insituto de Botânica de São Paulo com ênfase nas áreas de Biodiversidade vegetal e Meio Ambiente. Pesquisadora de pós-doutoramento pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Bióloga e Mestra pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente Gerente de P&D responsável pela concepção e desenvolvimento de produtos biológicos, adjuvantes, fertilizantes e produtos nutricionais/fisiológicos. Experiência no desenvolvimento e escalonamento de formulações agroquímicas (ativos especiais), patentes em formulações e processos industriais. Sólida experiência na criação e gestão de pipelines de inovação, gestão de projetos e portfólio de produtos. Experiência em trabalho em equipe e liderança. Palestrante em conferências e simpósios sobre formulações biológicas.

Arthur Almeida

Engenheiro Agrônomo (Grupo Scheffer)

É Engenheiro Agrônomo e trabalha na Scheffer, entidade que possui sua produção distribuídas entre os estados de Mato Grosso e Maranhão, com presença também na Colômbia, onde produzem algodão, soja e milho, além de atuar na pecuária, armazenamento de grãos e produção de termofosfato, no Pará.

Valéria Burmeister Martins

Coordenadora Geral Bioeconomia e Recursos Genéticos - DIAGRO/SDI/MAPA

Coordenadora de Bioinsumos e Novas Tecnologias no MAPA (jul/2021 - fev/2023), Coordenadora do SUASA (mar/2019 - mar/2021), Chefe da Divisão de Sanidade de Ruminantes (2017 - jan/2019), Diretora Substituta do Departamento de Saúde Animal (2014-2017), Coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal (2013-2016), Gestora do SISBI/SUASA no Distrito Federal (2008-2013), e Chefe do Serviço de Inspeção Federal no Distrito Federal (2008-2010). Ingressou na carreira de Fiscal Federal Agropecuário no MAPA em 2002.

Carlos Eduardo Braguini

Diretor Regional do Senai - MT

Experiência em negócios do segmento de Educação e Tecnologia com foco na ampliação da competitividade nas organizações. Entusiasta do desenvolvimento humano e apaixonado por desafios de transformação.

Mestre em Engenharia de Produção, Gestão por Processos, Lean, Business Process Management pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, MBA em Administração e Negócios. Foi Gerente Regional da Educação Básica do Sesi, Gerente de Unidade do Senai, Gerente Regional de Educação Profissional e Tecnológica do Senai.


Paulo Vieira Violada

Pesquisador-Chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados

Atuando em projetos de inovação em Indústria 4.0 nos mais diversos setores industriais. Mestre em Engenharia pelo ITA, Especialista em Governança de TI pela UFLA, Especialista em Gestão de Segurança da Informação pelo Senai e Graduado em Sistemas de Informação pela UFSC.


Aline Bortoli

Sócia-proprietária da Natter

A Natter é uma holding agrícola com atuação em Mato Grosso que possui negócios na sua estrutura que reforçam a economia circular e sustentável. A Ambios é um exemplo disso: uma indústria de fertilizantes para nutrição vegetal. Sua jornada inspiradora tem sido marcada por experiências voltadas para sucessão familiar e governança empresarial.

César Miranda

Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec)

Atuou como assessor parlamentar no Senado Federal. Atuou como secretário de Governo de Várzea Grande e também foi secretário de Receita Fazendária e Saúde no mesmo município. Já exerceu o cargo de secretário de Estado de Meio Ambiente. E ocupa a Sedec desde 2019.

Ivo Zution

Professor e Pesquisador do Daugherty Water for Food Global Institute

Professor e pesquisador assistente do Daugherty Water for Food Global Institute e do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Universidade de Nebraska, Estados Unidos. Atua principalmente na área de sensorialmente remoto aplicado á agricultura irrigada, manejo de irrigação e micro meteorologia.

Everardo Chartuni Mantovani

Consultor da APROFIR- MT e da AIBA-BA

Engenheiro Agrícola e MS pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Agronomia pela Universidade de Córdoba Espanha. Professor Titular. Foi professor do DEA/UFV onde se aposentou como professor titular em 2015. É consultor do APROFIR/IMAFIR-MT e da AIBA-BA onde atua na coordenação de projetos desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no estado de MT e na região Oeste da Bahia. Professor, pesquisador e consultor com atuação na área de engenharia e manejo da irrigação, recursos hídricos e agricultura irrigada. Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno da UFV em 2021 e foi presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) no período de 2021-2023.

Raimes Basilio da Silva

Consultor do APROFIR/IMAFIR - MT e da AIBA-BA

Natural de Patos de Minas-MG, residente em Araçatuba-SP, é técnico agrícola (Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, 2006) e engenheiro agrônomo (UNIPAM, 2010), com pós-graduação em Fisiologia e Nutrição de Milho (USP-ESALQ, 2013). Possui 16 anos de experiência na cadeia de atomatados e conservas, atuando em viveiro de mudas, pesquisa e desenvolvimento genético, produtos agrícolas químicos e biológicos, além de gestão agrícola e industrial. Em 2021, fundou a BF Assessoria e atua como consultor executivo agrícola, atendendo agroindústrias e a TOMATE BR. Também é produtor rural, cultivando tomate, milho e soja em áreas irrigadas no noroeste paulista.

Luiz Roberto Barcelos

Diretor Institucional e Sócio Fundador da Agrícola Famosa

Advogado por formação, graduado em Direito pela USP, nasceu em Colina (SP) e está na região Nordeste há 22 anos. Começou a trabalhar com produção de frutas em 1995, quando fundou a Famosa – atualmente a empresa possui quatro sócios. Barcelos é presidente do Comitê Executivo de Controle da Mosca-da-fruta (COEX) em Mossoró; presidente da Abrafruta (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas, com sede em Brasília); e presidente da Câmara Setorial de Fruticultura do Ministério da Agricultura.

Paulo Alves

Professor da Fundação Dom Cabral

Possui doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública pela FGV, além de ser formado em Engenharia Elétrica pelo IME. Atualmente, é professor em tempo integral na Fundação Dom Cabral (FDC). Foi Sub-Secretário de Planejamento da SEPLAG-RJ (2007-2009) e Capitão do Exército Brasileiro (1990-2002). Sua experiência abrange setores como governo, defesa, aeroespacial, educação e energia. Já lecionou na ESPM, FGV, IBMEC, IME e PUC, e realizou palestras em instituições renomadas como Harvard, INSEAD e John Hopkins. Consultor para empresas como BAT, Petrobrás e Shell, é autor de vários livros sobre administração e gestão pública. Recebeu o Publicis Best Marketing Strategy no L'Oréal Marketing Awards 2004 e foi finalista no prêmio Best Business Professor da The Economist Intelligence Unit em 2012-13.

Rodrigo Guerra

Sócio-presidente da Bio-óleo-Biocombustível e Vice-presidente do SindiBio/MT

É bacharel em Administração de Empresas, Advogado e pós-graduado em Direito Público. É o presidente da indústria Bio Óleo, instalada em Cuiabá, diretor Conselheiro da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) e membro efetivo do Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Foi presidente interino da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT). Foi presidente do Conselho Temático do Desenvolvimento Industrial e Regional da FIEMT

Paulo Cezar Lucion

Fundador e Diretor Presidente do Frigorífico Nutribras S.A

Atual Ganhador do Troféu CURUCA, no Salão Internacional de Proteína Animal. O Troféu premia a Agroindústria pelo destaque em Iniciativas de Sustentabilidade no maior evento de Indústrias de Proteína Animal da América do Sul. Em 2023 Paulo Cezar Lucion foi homenageado com o Mérito Industrial Julio Muller pela Federação das Indústrias de Mato Grosso.


Fernando Pozzobon

Engenheiro Agrônomo e Sócio-fundador do Grupo Fermap


Paulo Ozaki

Superintendente AgriHub

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, possui mais de 15 anos de experiência no agronegócio, com foco em mercados agropecuários, gestão agroindustrial e inovação. É o idealizador do Agro Resenha, o primeiro podcast do agronegócio brasileiro, onde explora o conhecimento de empreendedores e profissionais que atuam no setor. É Superintendente do AgriHub, o primeiro Hub de Inovação do Agronegócio do Brasil, localizado em Mato Grosso, que tem como objetivo aproximar as inovações tecnológicas aos problemas reais dos produtores rurais.


Thomas Altmann

Gerente de Desenvolvimento de Negócios para Produtos Biológicos na América Latina pela Syngenta Proteção de Cultivos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1990), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paranaense (1990), especialização em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1996), MBA em Marketing pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Possui cursos de complementação de formação em Agronegócios pela Purdue University e de Marketing e Vendas pelo Institut Européen d'Administration des Affaires. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Negócios para Produtos Biológicos na América Latina pela Syngenta Proteção de Cultivos. Tem experiência em desenvolvimento de negócios, marketing, vendas e experimentação agrícola nas áreas de Proteção de Plantas (agroquímicos e biológicos), Sementes e Nutrição Especial.

PROGRAMAÇÃO:

Faça a sua inscrição aqui:

QUERO PARTICIPAR

Apoio: